Esta atividade dará a conhecer a todos os novos alunos ingressados no curso o que este lhes proporciona, assim como lhes demonstrar determinados pormenores essenciais e componentes extra da licenciatura. Tem como objetivo primordial, o esclarecimento das demais dúvidas dos novos alunos e do seu devido acolhimento de forma a auxiliar estes na sua entrada no ensino superior.
Participantes:
A primeira atividade formalmente realizada pelo Núcleo procura explorar e apresentar aos estudantes de Ciência Política a natureza da atividade profissional em Organizações Não-Governamentais (ONGs), dando a estes uma oportunidade de entrarem em contacto com estas de modo a esclarecer as suas questões acerca da enorme emergência destas organizações no quadro governamental.
ORADORES:
O primeiro workshop do ano pretende dar aos seus participantes as ferramentas necessárias para auxiliar os mesmos a exprimirem corretamente e assertivamente as suas ideias num cenário público. Demonstra-se como sendo extremamente importante para o seu percurso académico um workshop que lhes ofereça as ferramentas essenciais para uma boa oratória.
ORADORES:
Esta palestra oferece aos alunos uma discussão entre politólogos e partidos políticos acerca de um tema que ganha cada vez mais força atualmente no contexto político português, a reforma eleitoral. Esta proporcionará aos alunos diversas perspectivas de como o sistema eleitoral português se poderá modernizar tendo em conta os limites da sua Constituição.
ORADORES:
A Simulação da Assembleia da República é um dos eventos mais aguardados do ano, contando com a sua 3°edição. Esta permite aos alunos uma forma prática e real do funcionamento da Assembleia da República, proporcionando durante três dias de trabalho, uma oportunidade de trabalharem como Deputados e Assessores Políticos com o objetivo primordial de criar leis que visam resolver os problemas preocupantes da atualidade política, social e económica portuguesa.
ORADORES:
Esta palestra sobre as Alternativas à Democracia Representativa permite desmistificar a afirmação de que a democracia representativa é o sistema mais justo e melhor. Para isso, contará com diversos especialistas nacionais e internacionais com perspectivas variadas acerca dos modelos da democracia representativa e das suas falhas e problemas, proporcionando aos alunos uma reflexão acerca do estado atual da democracia de forma a demonstrar que nenhum modelo político deverá ser sacralizado.
ORADORES:
Esta atividade tem como desígnio principal esclarecer os estudantes de Ciência Política sobre a atividade profissional realizada no seio das Câmaras Municipais, estabelecendo um contacto mais direto com estas permitindo um esclarecimento das suas questões.
ORADORES:
Esta atividade permite aos alunos uma participação mais ativa, contando com o debate produtivo acerca de um livro com tramas essenciais ao curso de Ciência Política, podendo os mesmos escolher esse livro.
ORADORES: